Coordenadora de projetos de saúde financiados pelo Banco Mundial visita Instituto Ricardo Jorge

imagem do post do Coordenadora de projetos de saúde financiados pelo Banco Mundial visita Instituto Ricardo Jorge

19-09-2018

Regina Spencer Carvalho, coordenadora nacional do programa REDISSE II – Guiné-Bissau e da Unidade de Coordenação dos Projetos da Saúde financiados pelo Banco Mundial, realizou, dia 13 de setembro, uma visita de trabalho ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge. A visita teve como objetivo conhecer melhor algumas das atividades desenvolvidas pelo Instituto Ricardo Jorge e identificar possíveis áreas de colaboração entre as duas instituições.

As várias missões de cooperação que o Instituto Ricardo Jorge tem desenvolvido na Guiné-Bissau nos últimos anos, nomeadamente ao nível da capacitação laboratorial e da vigilância epidemiológica de doenças infeciosas, foram um dos principais temas abordados durante a reunião que a responsável guineense manteve com o presidente do Conselho Diretivo, Fernando de Almeida, e na qual participou também o coordenador do Departamento de Doenças Infeciosas, Jorge Machado.

Entre março e dezembro de 2015, o Instituto Ricardo Jorge esteve envolvido numa missão de cooperação internacional com a Guiné-Bissau para o combate ao vírus Ébola. Posteriormente, tem vindo a participar num novo projeto de cooperação de apoio ao Instituto Nacional de Saúde Pública (INASA) da Guiné-Bissau no reforço da sua capacidade de diagnóstico e de vigilância do vírus Ébola, bem como de outras doenças transmissíveis.

Desde março de 2016, o Instituto Ricardo Jorge tem estado também a apoiar o INASA no reforço da sua capacidade de diagnóstico laboratorial e de vigilância epidemiológica de doenças infeciosas, num projeto desenvolvido em colaboração e financiado pelo Centro para o Controlo e prevenção de Doenças dos Estados Unidos da América (CDC – Centre for Diseases Control and Prevention), no âmbito da Agenda de Segurança Mundial da Saúde e com o apoio da Associação Internacional de Institutos Nacionais de Saúde Pública (IANPHI – International Association of National Public Health Institutes).