Museu da Saúde abre portas durante três dias para assinalar Jornadas Europeias do Património

imagem do post do Museu da Saúde abre portas durante três dias para assinalar Jornadas Europeias do Património

19-09-2018

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, vai assinalar as Jornadas Europeias do Património 2018, que se celebram nos dias 28, 29 e 30 de setembro, abrindo as suas portas, entre as 10:00 e as 18:00, a todos os interessados e promovendo um conjunto de visitas temáticas e orientadas à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”. A participação nas várias iniciativas não requer marcação prévia, mas está sujeita à lotação da exposição.

O programa de atividades do Museu da Saúde prevê a realização de duas visitas orientadas à exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, nos dias 28 e 30 de setembro, ambas às 11:00, e quatro visitas temáticas, nos dias 28, 29 e 30 setembro, todas às 15:00, subordinadas aos seguintes temas: “Héctica, Peste Branca, Tísica. A História da Tuberculose”, “O Combate à Malária em Portugal”, “Natureza e Saúde. Ervas e Plantas Medicinais” e “Do Hospital Real de Todos-Os-Santos ao Hospital São José”.

Desde abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se nas instalações do seu futuro espaço-sede, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição “800 Anos de Saúde em Portugal”, que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. A mostra é constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

“Partilhar Memórias” é o tema adotado em 2018 por um número alargado de países membros do Conselho da Europa, e também por Portugal, para mote das Jornadas Europeias do Património. Sob a coordenação da Direção-Geral do Património Cultural, um pouco por todo o país, são várias as entidades públicas e privadas que se associam a estas Jornadas, organizando iniciativas neste âmbito. Para mais informações, consultar o Programa Nacional das JEP 2018.