Jornadas Europeias do Património: Museu da Saúde abre portas nos dias 28, 29 e 30 de setembro

25/09/2018

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (Instituto Ricardo Jorge), vai assinalar as Jornadas Europeias do Património 2018, que se celebram nos dias 28, 29 e 30 de setembro, abrindo as suas portas, entre as 10 e as 18 horas, e promovendo um conjunto de visitas temáticas e orientadas à exposição «800 Anos de Saúde em Portugal».

A participação nas várias iniciativas não requer marcação prévia, mas está sujeita à lotação da exposição. Desde abril 2017, o Museu da Saúde encontra-se nas instalações do seu futuro espaço-sede, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa.

O programa de atividades do Museu da Saúde prevê a realização de duas visitas orientadas à exposição, nos dias 28 e 30 de setembro, ambas às 11 horas, e quatro visitas temáticas, nos dias 28, 29 e 30 setembro, às 15 horas, subordinadas aos temas: «Héctica, Peste Branca, Tísica. A História da Tuberculose», «O Combate à Malária em Portuga», «Natureza e Saúde. Ervas e Plantas Medicinais» e «Do Hospital Real de Todos-Os-Santos ao Hospital São José».

A exposição «800 Anos de Saúde em Portugal» esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade, sendo constituída por cerca de 400 peças, provenientes das coleções do Museu da Saúde e de acervos de instituições parceiras.

«Partilhar Memórias» é o tema adotado em 2018 para mote das Jornadas Europeias do Património. Sob a coordenação da Direção-Geral do Património Cultural são várias as entidades públicas e privadas que se associam a estas Jornadas, organizando iniciativas neste âmbito.

Para saber mais, consulte: