CHTS | Formação: Formação interna em Suporte de Vida com dupla certificação

Na passada quinta-feira, dia 20 de setembro, o Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) deu início a ações de formação interna em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida. Os formadores, dez médicos e enfermeiros do CHTS, têm certificação nacional, através do Instituto Nacional de Emergência Médica, e internacional, pela American Heart Association.

O projeto teve início em fevereiro com a formação da equipa que está agora preparada para ministrar estes cursos aos profissionais do centro hospitalar, mas também a estender estas ações ao exterior.

Fernando Moura, diretor do Serviço de Anestesiologia e coordenador deste projeto, entende que é essencial «treinar muito» e dotar todos os profissionais do CHTS de conhecimentos em SBV, fazendo um a dois cursos mensais. E se esta formação é aberta a todos, independentemente da sua formação base, os cursos de Suporte Avançado de Vida, direcionados especificamente para médicos e enfermeiros, são outra aposta em matéria de formação.

A paragem cardiorrespiratória é uma das principais causas de morte em todo o mundo e as técnicas de SBV, a par da utilização da Desfibrilação Automática Externa, são a forma mais eficaz de contrariar esta tendência. Uma «atuação correta e atempada pode fazer a diferença entre a vida e a morte», reforça Marco Sousa, enfermeiro responsável pelo projeto.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa > Notícias