Saúde Oral para Todos: Presidente da World Dental Federation elogia Portugal

27/09/2018

O programa «Saúde Oral para Todos» surge em destaque na última publicação da FDI – World Dental Federation. É a própria Presidente da FDI, Kathryn Kell, quem elogia a «empolgante iniciativa» do Ministério da Saúde de dotar todos os municípios de gabinetes de saúde oral até 2020.

«Estou muito otimista de que este programa possa inspirar outros países a integrar melhor a Saúde Oral nos seus sistemas de saúde», escreve a responsável, que estará esta quinta-feira, dia 27 de setembro, em Nova Iorque, a participar na Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre Doenças Não Transmissíveis. Estarão também presentes na reunião o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, e o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo.

A presidente da FDI, que esteve em Portugal no lançamento desta iniciativa, destaca ainda o encontro com o Ministro da Saúde, com quem teve oportunidade de discutir as prioridades nacionais para a Saúde Oral.

Foi no passado dia 18 de setembro que o Ministério da Saúde anunciou o programa «Saúde Oral para Todos», com vista à criação de um gabinete de Saúde Oral em todos os concelhos de Portugal Continental, até 2020. Nesse dia foram já assinados protocolos de colaboração entre as cinco Administrações Regionais de Saúde e 65 municípios de norte a sul do país.

No seu Programa para a Saúde, o XXI Governo definiu como meta a criação de, pelo menos, um gabinete de saúde oral por agrupamento de centros de saúde (ACES) até ao final da legislatura. Porém, o sucesso do projeto-piloto iniciado, em meados de 2016, e a aposta no reforço assistencial geraram uma renovada ambição nesta área.

Atualmente existem 63 consultórios de Saúde Oral em mais de meia centena de municípios. E desde o arranque do projeto-piloto as consultas de medicina dentária já beneficiaram mais de 37.300 utentes diferentes, num total de mais de 90.500 consultas.

De acordo com o plano agora traçado, que contará com um forte envolvimento do poder local, o número de consultórios ultrapassará os 270 em 2020, com a cobertura integral de todos os municípios. E com este reforço da resposta, o número de consultas anuais deverá quadruplicar até 2020.

As autarquias têm-se assumido como um parceiro ativo fundamental nesta área e, com espírito de grande abertura e colaboração, têm estado a aderir a mais esta parceria que permitirá reforçar a proximidade e a equidade no acesso a este tipo de cuidados de saúde tão especializado.

Importa ainda salientar que o sucesso do projeto da Saúde Oral nos cuidados de saúde primários se deve, em grande parte, à participação ativa da Ordem dos Médicos Dentistas, que desde sempre apoiou o Ministério da Saúde nesta política.