Cuidados paliativos domiciliários: «Humanizar» apresentada à comunidade do Barreiro e Montijo

02/11/2018

A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) «Humanizar», um projeto inovador com uma equipa que agrega elementos dos cuidados de saúde primários – Agrupamento de centros de Saúde Arco Ribeirinho (ACES) – e dos cuidados hospitalares – Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) –, apresentou o seu trabalho à comunidade. A «Humanizar» iniciou atividade em 1 de março de 2018 e até ao momento acompanhou 29 doentes.

A UDCP surgiu como projeto inserido no Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e tem por finalidade a prestação de cuidados paliativos na comunidade, de forma a garantir aos doentes com necessidades paliativas a permanência no seu ambiente comunitário e familiar, promovendo o conforto, a dignidade e a humanização dos cuidados.

Os cuidados são garantidos por uma equipa multidisciplinar e multiprofissional constituída por elementos do ACES Arco Ribeirinho e do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, incorporando os protocolos de boas práticas cientificamente estabelecidos.

A «Humanizar» funciona todos os dias úteis entre as 8 e as 16 horas, apoiando os doentes no seu domicílio, nas unidades de internamento da rede e na interface com os restantes cuidados, prestando apoio e aconselhamento diferenciado às unidades de cuidados de saúde primários, às unidades e equipas de cuidados continuados integrados e a outras instituições da Rede Social Solidária.

Com a implementação deste Projeto pretende-se aumentar o acesso a cuidados paliativos, melhorar o controlo sintomático através de um acompanhamento continuado e integrado dos doentes, apoiar psicológica e espiritualmente os doentes e os cuidadores/famílias, melhorar a qualidade de vida dos doentes e apoiar os doentes e os cuidadores/famílias durante o processo de morte e luto.

Além dos benefícios clínicos, pretende-se também reduzir o tempo de internamento hospitalar, diminuir o número de recorrências ao Serviço de Urgência, bem como o número de exames complementares de diagnóstico.

A reunião de apresentação, promovida pelo Conselho de Administração do CHBM e Direção Executiva do ACES Arco Ribeirinho, realizou-se no auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro e contou com a presença de diversas entidades dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, nomeadamente autarquias, misericórdias, unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Ligas de Amigos.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo, EPE – http://www.chbm.min-saude.pt/