Vacina da gripe gratuita em farmácias: apresentado projeto-piloto

07/11/2018

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) está a desenvolver um projeto único no país que pretende reforçar a vacinação dos idosos contra a gripe. Atualmente 37 farmácias do concelho de Loures estão a vacinar gratuitamente pessoas com 65 e mais anos.

Raquel Duarte, Secretária de Estado da Saúde, vai visitar a Farmácia Ribeiro Soares, sita na Rua D. Pedro V, em Santa Iria da Azóia, no dia 8 de novembro, pelas 12 horas, para conhecer a iniciativa no terreno e assistir à assinatura do protocolo que formaliza este projeto-piloto.

Na mesma altura, Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, fará um primeiro balanço do projeto-piloto.

A possibilidade de vacinação em farmácias já existe, mas habitualmente os utentes têm custear a vacina e a sua administração. Com este projeto-piloto, os idosos são vacinados por um profissional de saúde com todas as condições de qualidade e segurança, seguindo as orientações da Direção-Geral da Saúde, e sem qualquer encargo financeiro.

A este projeto-piloto aderiu a maioria das farmácias do concelho de Loures, no âmbito do protocolo que será formalizado entre a ARSLVT, a Associação Nacional de Farmácias (ANF), Associação de Farmácias de Portugal (AFP) e Associação dos Distribuidores Farmacêuticos (ADIFA).

Para saber mais, consulte:

Programa – PDF – 355 Kb

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, IP  – http://www.arslvt.min-saude.pt/