IV Jornadas PPCIRA – 2018 – 19 de novembro

IV Jornadas PPCIRA - 2018

No âmbito de uma parceria entre a DGS e o Infarmed e integradas na Comemoração do Mês do Antibiótico, decorrerão, a 19 de novembro no Infarmed, em Lisboa, no Auditório Tomé Pires, as IV Jornadas do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos.

Ao longo das Jornadas serão apresentados o relatório de atividades desenvolvidas pelo PPCIRA no último ano, as iniciativas no âmbito do MÊS DO ANTIBIÓTICO e discutidos temas como: Resistências aos antimicrobianos – 10 anos; Infeções e antibióticos; Resultados dos estudos de prevalência de infeções e de resistências aos antimicrobianos em hospitais de agudos (PPS II) e na Rede de cuidados continuados integrados (HALT3), realizados em 2017 e ainda o conceito de “Uma só Saúde – Portugal”.

O PPCIRA alia-se assim à iniciativa do ECDC e OMS – Dia Europeu e Semana Mundial do Antibiótico.

Faça a sua inscrição aqui.

O programa do evento, em anexo, foi organizado para abordar as realidades dos Cuidados Hospitalares, Cuidados de Saúde Primários e Cuidados Continuados Integrados.


IV Jornadas PPCIRA decorrem a 19 de novembro

No âmbito de uma parceria entre a Direção-Geral da Saúde (DGS) e o Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde integradas na comemoração do mês do antibiótico, decorrerão, a 19 de novembro, no Auditório Tomé Pires, em Lisboa, as IV Jornadas do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA).

Ao longo das Jornadas serão apresentados o relatório de atividades desenvolvidas pelo PPCIRA no último ano, as iniciativas no âmbito do mês do antibiótico e discutidos temas como: Resistências aos antimicrobianos – 10 anos; Infeções e antibióticos; Resultados dos estudos de prevalência de infeções e de resistências aos antimicrobianos em hospitais de agudos (PPS II) e na Rede de cuidados continuados integrados (HALT3), realizados em 2017 e ainda o conceito de «Uma só Saúde – Portugal».

O PPCIRA junta-se assim à iniciativa do Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças (European Centre for Disease Prevention and Control, ECDC) e da Organização Munidal da Saúde (OMS) para assinalar o Dia Europeu e Semana Mundial do Antibiótico, com o objetivo de sensibilizar profissionais de saúde e população em geral para a utilização correta dos antibióticos, contribuindo para a diminuição da resistência das bactérias aos antibióticos.

O programa das jornadas foi organizado para abordar as realidades dos cuidados hospitalares, cuidados de saúde primários e cuidados continuados integrados.

Visite: