Mulheres | Luta contra a violência: lançada campanha que apela à denúncia de maus-tratos

20/11/2018

A Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, lança hoje a campanha «Vamos ganhar a luta contra a violência», promovida no âmbito do Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, que se assinala no próximo domingo, 25 de novembro.

«Queremos que as vítimas se sintam confiantes para pedirem ajuda e que as pessoas, que têm conhecimento de situações de violência, se sintam interpeladas e não hesitem em denunciar. A denúncia, a procura de apoios e de informação são passos decisivos para encetar um processo de mudança e de superação, rompendo com ciclos de dúvida, medo e de sofrimento» refere a Secretária de Estado.

Só em 2017 verificaram-se mais de seis mil ocorrências de violência doméstica. Desde janeiro já foram registados e 21 homicídios de mulheres em Portugal, além de situações que continuam invisíveis.

A campanha #VamosGanharALutaContraAViolência, que apela a que todas as pessoas, não só as vítimas, denunciem situações de violência contra as mulheres, realiza-se em conjunto com a Associação de Mulheres Contra a Violência, Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, a Associação Portuguesa de Mulheres Juristas, o Movimento Democrático de Mulheres, a Associação Plano I, a Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, a União das Mulheres Alternativa e Resposta, e a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

A partir de hoje, dia 20 de novembro, a campanha será difundida ao nível nacional e em diversas plataformas.

A violência doméstica é crime público. Denunciar é uma responsabilidade coletiva. Ligue 800 202 148.

Para saber mais, consulte:

portal do Governo >  Campanha contra violência doméstica começa a 20 de novembro