Instituto Ricardo Jorge apresenta exemplo de boa prática de medicina personalizada em hipercolesterolemia familiar

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge apresenta exemplo de boa prática de medicina personalizada em hipercolesterolemia familiar

21-11-2018

“Translational medicine in familial Hypercholesterolemia, from phenotype to genotype to treatment” foi um dos três exemplos de melhor prática de investigação e implementação em medicina personalizada – da investigação básica até ao doente apresentados na primeira Conferência ICPerMed “Personalised Medicine in Action”, que decorreu nos dias 20 e 21 de novembro em Berlim. Esta abordagem à medicina personalizada é desenvolvida no âmbito do Estudo Português de Hipercolesterolemia Familiar (EPHF), promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge.

O trabalho foi apresentado por Mafalda Bourbon, coordenadora do EPHF e investigadora do Departamento de Promoção da Saúde e Prevenção de Doenças Não Transmissíveis, e contou com a participação como perito em aspetos éticos de João Lavinha, investigador do Departamento de Genética Humana, assim como de outros peritos internacionais que discutiram aspetos relacionados com a investigação de translação, estudos clínicos, acesso do mercado a testes de diagnóstico e terapêutica, benefícios para o doente, economia da saúde e ética.

Organizada pelo consórcio internacional para o desenvolvimento da medicina personalizada na Europa (ICPerMed), do qual o Instituto Ricardo Jorge faz parte, a primeira Conferência ICPerMed reuniu em Berlim cerca de 300 especialistas de 32 países. O evento, que contou com o apoio da Comissão Europeia e dos ministérios da Saúde e da Educação e Investigação da Alemanha, teve como principal objetivo apresentar exemplos das melhores práticas na implementação bem-sucedida de abordagens de medicina personalizada.

O ICPerMed é um consórcio internacional de mais de 35 instituições e entidades europeias e internacionais, em representação de ministérios da ciência e da saúde, bem como agências de financiamento de investigação e desenvolvimento, que tem como objetivo o desenvolvimento da medicina personalizada na Europa, através de uma maior coordenação e alinhamento das atividades de investigação. Portugal está representado no ICPerMed através do Instituto Ricardo Jorge e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

A medicina personalizada é um modelo de prática médica que integra a caracterização fenotípica e genotípica do indivíduo, ou seja, inclui dados sociodemográficos, ambientais e de estilos de vida e informação clínica e de imagem médica e perfis genéticos, na estimativa da predisposição individual para uma doença e na definição de estratégias preventivas e terapêuticas para cada indivíduo. Outros termos, como medicina de precisão ou medicina de estratificação são utilizados para aludir a este conceito, com diferenças subtis de significado.

Os grandes avanços na implementação da medicina personalizada têm sido feitos essencialmente na área da oncologia e das doenças raras. O diagnóstico molecular da hipercolesterolémia familiar, para identificação de indivíduos com elevado risco cardiovascular e definição de estratégias de prevenção e tratamento, e o Programa Nacional de Diagnóstico Precoce, vulgarmente conhecido como Teste do Pezinho, são dois exemplos de medicina personalizada em doenças raras.