Alerta Infarmed: Retirada do mercado de lotes do produto cosmético Basiderma pasta cutânea

Circular Informativa N.º 163/CD/550.20.001, de 23/11/2018

Para: Divulgação geral

Tipo de alerta: cos

Contactos

  • Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI)

26 nov 2018

O Infarmed detetou que os lotes 146724 e 146800 do produto cosmético Basiderma pasta cutânea incluem na sua composição a mistura de conservantes «Methylchloroisothiazolinone (and) Methylisothiazolinone».

A utilização desta mistura de conservantes em produtos cosméticos não enxaguados é proibida, por poder induzir alergia de contacto e colocar em risco a saúde.

Pelo exposto, o Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada destes lotes do mercado nacional.

Assim:

  • As entidades que disponham de unidades dos lotes indicados não as podem disponibilizar, devendo proceder à sua devolução. Para obter informações adicionais, devem contactar os Laboratórios Basi – Indústria Farmacêutica, S.A..
  • Os consumidores que possuam alguma unidade dos lotes indicados não a devem utilizar.

Documentos


Retirada do mercado de lotes do cosmético Basiderma pasta cutânea

O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde alertou, através de circular informativa, para a retirada do mercado de lotes do produto cosmético Basiderma pasta cutânea

O Infarmed detetou que os lotes 146724 e 146800 deste produto cosmético incluem na sua composição a mistura de conservantes «Methylchloroisothiazolinone (and) Methylisothiazolinone».

A utilização desta mistura de conservantes em produtos cosméticos não enxaguados é proibida, por poder induzir alergia de contacto e colocar em risco a saúde.

Neste contexto, Infarmed ordena a suspensão imediata da comercialização e a retirada destes lotes do mercado nacional. Assim:

  • As entidades que disponham de unidades dos lotes indicados não as podem disponibilizar, devendo proceder à sua devolução. Para obter informações adicionais, devem contactar os Laboratórios Basi – Indústria Farmacêutica, SA.
  • Os consumidores que possuam alguma unidade dos lotes indicados não a devem utilizar.

Pode obter esclarecimento de dúvidas relacionadas com medicamentos e produtos de saúde (dispositivos médicos, produtos cosméticos e de higiene corporal e produtos farmacêuticos homeopáticos) no Centro de Informação do Medicamento e dos Produtos de Saúde (CIMI), através de:

  • Telefone: 217 987 373
  • Fax: 211 117 552
  • Email: cimi@infarmed.pt
  • Linha do Medicamento: 800 222 444 (gratuita)

Para saber mais, consulte:

Infarmed > Circular informativa n.º 163/CD/550.20.001 de 23/11/2018