Cuidar para nascer: CH Médio Tejo promove preparação para o nascimento e parentalidade

27/11/2018

«Cuidar para nascer» é o mote do Programa de Preparação para o Nascimento e Parentalidade que o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) está a promover. Trata-se de uma iniciativa da equipa de Enfermeiros Especialistas em Saúde Materna e Obstetrícia do CHMT, que visa dotar as grávidas/casais de ferramentas que promovam um parto mais ativo e fisiológico.

A Organização Mundial da Saúde recomenda, desde 1996, que a mulher deve ter a liberdade de escolher a posição e movimentação durante o trabalho de parto e deve ser estimulada a posições não supinas durante o mesmo.

Há evidência de que a mobilidade adequada da parturiente influência de forma positiva o trabalho de parto: aumenta a tolerância à dor, evitando o uso de fármacos, e melhora a evolução da dilatação, diminuindo a duração da fase ativa do trabalho de parto.

No âmbito do Programa «Cuidar para Nascer» vai iniciar-se um ciclo de sessões, a realizar ao longo do ano, com o objetivo de a ajudar a caminhar para um parto normal. Com estes encontros pretende-se dar a conhecer a capacidade assistencial da Maternidade do CHMT e mostrar às grávidas/casais as possibilidades de uma experiência de parto gratificante.

Em dezembro, as sessões realizam-se nos dias 3 e 18, na Biblioteca da Unidade Hospitalar de Abrantes, entre as 17 e as 19 horas. As inscrições são gratuitas, limitadas a 40 lugares, e devem ser dirigidas para o e-mail fatima.pinho@chmt.min-saude.pt.

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo, EPE – Notícias