Plano Contingência | Inverno 2018-2019: Conheça as orientações estratégicas para enfrentar o frio

27/11/2018

A Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) divulgou o Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo de Inverno 2018-2019.

O documento define um conjunto de orientações estratégicas que permitem a preparação e adequação da resposta dos serviços de saúde e dos cidadãos, perante a perspetiva de ocorrência de frio extremo ou de um aumento da incidência de infeções respiratórias.

Este plano preconiza uma intervenção adequada dos serviços de saúde junto dos grupos mais vulneráveis, informação à população e aos profissionais de saúde sobre as medidas a adotar para minimizar os efeitos das temperaturas extremas sobre a saúde e preparação de recursos específicos na comunidade a serem acionados durante as vagas de frio.

A colaboração entre diferentes entidades de saúde, a proteção civil, a segurança social e organizações da sociedade civil é fundamental para a obtenção de uma resposta adequada e eficaz aos efeitos do frio e à maior incidência de infeções respiratórias.

Além das recomendações do Plano de Contingência, cidadãos e profissionais devem ter em conta as orientações da Direção-Geral da Saúde para proteção contra a gripe.

O período de vigência do Módulo Inverno decorre entre 1 de outubro de 2018 a 30 de abril de 2019 e, eventualmente, noutros períodos em função das condições meteorológicas.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, IP > Plano de Contingência Saúde Sazonal – Módulo de Inverno 2018-2019