Legionella Species: Instituto Ricardo Jorge promove curso de 19 e 20 de dezembro

30/11/2018

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, através do seu Departamento de Saúde Ambiental (DSA), promove, dias 19 e 20 de dezembro, nas suas instalações em Lisboa, um curso sobre deteção, identificação e quantificação de Legionella species em amostras de água por métodos de biologia molecular, mais especificamente PCR em Tempo Real. A iniciativa tem como destinatários técnicos de laboratório, professores e investigadores, empresas e profissionais na área da Saúde Pública interessados na temática.

O método cultural de pesquisa é o mais utilizado para detetar Legionella species em amostras ambientais. Contudo, a bactéria pode encontrar-se em concentrações muito baixas ou em formas não cultiváveis, não sendo possível a sua deteção através deste método, pelo que se torna assim indispensável a utilização de métodos de biologia molecular que, além de fornecerem uma resposta mais rápida, podem também detetar bactérias viáveis mas não cultiváveis.

Organizado pela Unidade da Água e do Solo do DSA, os interessados em participar neste ação formativa deverão efetuar a sua inscrição, até 7 de dezembro, através do preenchimento no site do instituto.

Legionella é uma bactéria comum que pode ser encontrada, em número reduzido, em ecossistemas aquáticos como rios, lagos ou reservatórios e que, se inalada, pode causar a chamada “doença do legionário”, uma forma pouco comum de pneumonia e com graves consequências em termos de Saúde Pública. As áreas de maior risco de infeção são aquelas onde se podem formar os aerossóis, como chuveiros e torneiras, termas, fontes, repuxos, banhos turcos e saunas, humidificadores e sistemas de ar condicionado e refrigerado (torres de refrigeração e condensadores de vapor).

Para saber mais, consulte: