USF Golfinho: inaugurada nova Unidade de Saúde Familiar em Faro

03/12/2018

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Golfinho, instalada na sede do Centro de Saúde de Faro, foi inaugurada no dia 1 de dezembro pela Ministra da Saúde, Marta Temido .

A nova USF, unidade integrante do Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Central da Administração Regional de Saúde do Algarve, reúne uma equipa multiprofissional composta por oito médicos, oito enfermeiros e sete assistentes técnicos.

A USF Golfinho vai abranger 15.200 utentes do concelho de Faro, permitindo assim alargar a cobertura assistencial à população deste concelho algarvio, com a atribuição de médico de família a mais 5.469 utentes.

O horário de funcionamento é das 8 às 20 horas, na sede, em Faro, e das 8 às 16 horas, no polo de Estoi, todos os dias úteis.

A USF Golfinho vai reforçar a prestação de cuidados de saúde de proximidade, disponibilizando a todos os seus utentes um conjunto de atividades expressas no seu plano de ação na área da prestação de cuidados e promoção da saúde na comunidade, para garantir mais acessibilidade, maior proximidade e maior qualidade nos cuidados de saúde no concelho de Faro, contribuindo para uma maior obtenção de ganhos em saúde.

Com a entrada em funcionamento da USF Golfinho, encontram-se neste momento em atividade 16 USF na região do Algarve: três no ACES Barlavento, nove no ACES Central e quatro no ACES Sotavento. Destas, oito são em Modelo B e oito são Modelo A.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Algarve, IP – http://www.arsalgarve.min-saude.pt/