Ricardo Mexia toma posse como vice-presidente da Secção de Controlo de Doenças Infeciosas da EUPHA – INSA

imagem do post do Ricardo Mexia toma posse como vice-presidente da Secção de Controlo de Doenças Infeciosas da EUPHA

04-12-2018

Ricardo Mexia, médico de Saúde Pública do Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, tomou posse como vice-presidente da Secção de Controlo de Doenças Infeciosas da Associação Europeia de Saúde Pública (European Public Health Association – EUPHA), durante a conferência anual desta associação, que decorreu entre os dias 28 de novembro e 1 de dezembro em Liubliana (Eslovénia). O mandato terá a duração de três anos.

De acordo com Ricardo Mexia, o mandato que agora tem início terá como foco envolver os profissionais de saúde pública, investigadores e decisores na partilha de ideias, práticas e políticas no âmbito do controlo de doenças infeciosas, assim como disponibilizar evidência relevante nas diversas reuniões e fóruns. Os novos membros pretendem ainda incentivar a partilha de boas práticas e evidência criada no contexto da comunidade de saúde pública a nível europeu e promover atividades conjuntas, encorajando a realização de ações de formação e o desenvolvimento de projetos de investigação científica.

Secção de Controlo de Doenças Infeciosas, uma das maiores secções da EUPHA com mais de 1300 membros, será presidida por Michael Edelstein, igualmente Médico de Saúde Pública (Instituto de Saúde Pública da Inglaterra) e contará ainda com mais duas vice-presidentes: Anna Odone, médica e professora associada de Saúde Pública da Universidade Vita-Salute San Raffaele, em Milão (Itália), e Maria Ganczak, professora de Epidemiologia, Doenças Infeciosas e Medicina Interna na Universidade de Medicina Pomorski, em Estetino (Polónia).

Criada em 1992, a EUPHA é uma organização científica internacional, multidisciplinar, que agrega associações de saúde pública de toda a Europa, contando atualmente com 81 membros de 47 países, entre os quais a Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP), desde a sua funadação, e a Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, desde 2105. Alemanha, Bélgica, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Reino Unido, Suécia e Suíça foram os outros países fundadores da EUPHA, além de Portugal.