ARS Norte | Duas novas USF: Unidades de Avintes e de Vale do Este já estão em funcionamento

05/12/2018

A Unidade de Saúde Familiar (USF) Avintes, que integra o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Vila Nova de Gaia, e a USF Vale do Este, que integra o ACES Vila Nova de Famalicão, entraram em funcionamento no dia 3 de dezembro, informou a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte.

Os utentes inscritos nas duas unidades passam agora a dispor cuidados de saúde prestados em regime de Equipa de Saúde Familiar: médico, enfermeiro e secretário clínico.

A USF Avintes, em Gaia, vai servir uma população de mais de 10. 200 utentes e a USF Vale do Este, em Vila Nova de Famalicão, vai servir cerca de 6.100 pessoas.

As novas unidades vão permitir a vigilância, promoção da saúde e prevenção da doença nas diversas fases da vida, a saúde da mulher, a saúde do recém-nascido, da criança, do adolescente, do adulto e do idoso. Cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico das situações de doença crónica e patologia múltipla, desenvolvimento do modelo de enfermeiro de família e cuidados no domicílio são outros serviços garantidos.

Com estas duas novas USF, a região de saúde do Norte passa a ter 248 USF, prevendo-se que, até final do ano em curso, este número possa ser aumentado.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Norte, IP – http://www.arsnorte.min-saude.pt/