Saúde da visão infantil: Rastreio gratuito para as crianças da região Centro

07/12/2018

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro vai iniciar, na próxima segunda-feira, 10 de dezembro, em fase-piloto, o rastreio da saúde da visão infantil gratuito nos Agrupamentos de Centros de Saúde  (ACES) Dão Lafões e Pinhal Interior Norte, dirigido a crianças com dois anos.

O rastreio vai abranger cerca de 2.600 crianças e tem como finalidade diminuir a prevalência da ambliopia, intervindo nas suas causas em idades precoces, o que representa importantes ganhos individuais e sociais.

O exame do rastreio será realizado por profissionais das unidades dos agrupamentos de centros de saúde, sendo a respetiva leitura da competência do Hospital Pediátrico do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra(CHUC). As alterações detetadas serão encaminhadas para a consulta de oftalmologia no Centro Hospitalar Tondela-Viseu, no caso do ACES Dão Lafões, e do CHUC, relativamente ao ACES Pinhal Interior Norte.

No primeiro trimestre de 2019 está previsto o alargamento aos ACeS Baixo Mondego, Baixo Vouga e Pinhal Litoral, e a cobertura integral da região Centro ocorrerá no segundo trimestre de 2019.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Centro – http://www.arscentro.min-saude.pt/