Estudo “Gerações Mais Saudáveis – Políticas Públicas de Promoção da Saúde das Crianças e Jovens em Portugal” – INSA

imagem do post do Estudo “Gerações Mais Saudáveis – Políticas Públicas de Promoção da Saúde das Crianças e Jovens em Portugal”

10-12-2018

O estudo “Gerações Mais Saudáveis – Políticas Públicas de Promoção da Saúde das Crianças e Jovens em Portugal”, promovido pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), encontra-se em discussão pública até ao dia 3 de janeiro de 2019. Apresentado publicamente dia 5 de dezembro, na Assembleia da República, o relatório debruça-se sobre as políticas públicas de proteção e promoção da saúde das crianças e dos jovens dos 0 aos 18 anos.

O documento visa identificar políticas já existentes e verificar quais os determinantes da saúde que ainda carecem de algum tipo de abordagem e desenvolvimento e que podem constituir riscos acumulados ao longo da vida. O trabalho tece também recomendações que permitam orientar linhas de ação estratégica para o desenvolvimento saudável deste grupo etário.

Na metodologia seguida foram identificados problemas de grande prevalência que afetam o desenvolvimento saudável das crianças e que têm grande impacto social: a obesidade infantil, os problemas de saúde oral, os problemas de saúde mental, os acidentes e as doenças respiratórias relacionadas com o ambiente.

Foram identificadas políticas de proteção à parentalidade, de vigilância e promoção da saúde das crianças e dos jovens, de apoio social às famílias e de proteção do ambiente. Para além dos direitos consignados na Constituição da República Portuguesa, foram incluídas políticas a nível nacional de vários setores sociais e programas de saúde a nível nacional que preconizam a vigilância da saúde das crianças e dos jovens e de apoio ao desenvolvimento infantil em situação de necessidades de saúde especiais.

Todos os contributos poderão ser remetidos para o Conselho Nacional de Saúde, através do seguinte endereço de e-mail: geral.cns@cns.min-saude.pt. Para consultar o estudo “Gerações Mais Saudáveis – Políticas Públicas de Promoção da Saúde das Crianças e Jovens em Portugal”, clique aqui.