Suporte Básico de Vida: INEM ensina a agir em casos de emergência médica, dia 15, em Coimbra

12/12/2018

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em colaboração com a  Administração Regional de Saúde do Centro, promove no sábado, dia 15 de dezembro de 2018, uma ação de mass training em Suporte Básico de Vida.

A decorrer pelas 10h30, no Pavilhão de Portugal, no Parque Verde,em Coimbra, a é aberta à população em geral e tem como objetivo ensinar os participantes a agir em casos de emergência médica, nomeadamente saber efetuar corretamente manobras de reanimação.

De acordo com o INEM, o Suporte Básico de Vida aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca, e consiste essencialmente em duas ações: compressões torácicas e ventilações.

O público que assistir a este mass training vai ter, desta forma, a noção sobre a importância da comunidade saber alertar o serviço de emergência médica, ativando precocemente o Sistema Integrado de Emergência Médica através do Número Europeu de Emergência – 112 e aplicar o mais cedo possível manobras de Suporte Básico de Vida. Este dois passos constituem dois dos quatro elos fundamentais da Cadeia de Sobrevivência.

Quanto mais pessoas souberem o que fazer em caso de emergência médica e mais concretamente em caso de paragem cardiorrespiratória, mais segura se torna a sociedade.

O mass training em Suporte Básico de Vida tem a particularidade de permitir a formação, em simultâneo, de centenas de pessoas, uma vez que a ação é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar, conclui o INEM.

Para saber mais, consulte: