USF Ilumina entra em atividade

13/12/2018

Vai ser inaugurada na sexta-feira, dia 14 de dezembro de 2018,  a Unidade de Saúde Familiar (USF) Ilumina, em S. Domingos de Rana, que vai permitir atribuir médico de família a 7.200 utentes.

A cerimónia, a decorrer pelas 11 horas, vai ser presidida por Luís Pisco, Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), e deverá contar com a presença de Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Aumentar a acessibilidade e satisfação dos utentes, prestando cuidados de saúde de qualidade, são os objetivos da equipa composta por 4 médicos, 3 enfermeiros e 2 assistentes técnicos.

De acordo com a ARSLVT,  após a realização de obras de expansão, a cargo da Câmara Municipal de Cascais, numa segunda fase a USF Ilumina vai integrar 7 médicos, 7 enfermeiros e 5 assistentes técnicos. Nessa altura terá como área geográfica de abrangência as freguesias de S. Domingos de Rana, Parede e Carcavelos. Prestará cuidados a um total aproximado de 13.300 utentes e funcionará das 8 às 20 horas, revela ainda ARSLVT.

A USF Ilumina vai funcionar, com o horário das 9 às 18 horas, no 3.º piso do edifício do Centro de Saúde de S. Domingos de Rana, em instalações sujeitas a uma remodelação concretizada pela ARSLVT, no valor de 11.000 €. No mesmo edifício funcionam já a USF Emergir e a USF S. Domingos de Gusmão.

A USF Ilumina está integrada no Agrupamento de Centros de Saúde Cascais, que tem como missão e valores a criação de uma rede de Cuidados de Saúde Primários integrados e sustentáveis, adequados às características da população e de proximidade, centrada no respeito pelas necessidades, dignidade e direitos do cidadão, diferenciada pela inovação, personalização, responsabilização e assente nas melhores práticas clínicas. O objetivo consiste em garantir à sua população uma vida mais saudável, mais longa e com maior qualidade.

Com cerca de 241.000 utentes inscritos, o Agrupamento de Centros de Saúde Cascais, que tem um Conselho Clínico e de Saúde, uma Unidade de Apoio à Gestão e um Gabinete do Cidadão, possui:

  • 12 Unidades de Saúde Familiar (USF),
  • 4 Unidades de Cuidados de Saúde Personalizadas (UCSP),
  • 2 Unidades de Cuidados de Saúde na Comunidade (UCC),
  • 1 Unidade de Saúde Pública (USP) e uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP).

Visite:

ARSLVT – http://www.arslvt.min-saude.pt/