Assinado Protocolo para a Nova unidade de saúde em Belas

14/12/2018

A Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) e o município de Sintra assinaram esta sexta-feira, dia 14 de dezembro, às 14h30, o protocolo para instalação de uma unidade de saúde em Belas.

O protocolo foi assinado por Luís Pisco, Presidente da ARSLVT, e Basílio Horta, Presidente da Câmara Municipal de Sintra, na Quinta Mont Fleuri, em Sintra, numa cerimónia presidida pela Ministra da Saúde, Marta Temido .

Este acordo é o primeiro passo para que a população de Belas possa aceder a uma unidade do Serviço Nacional de Saúde naquela freguesia. Atualmente, os cerca de 11.400 utentes de Belas são atendidos em Monte Abraão.

O protocolo estabelece que o município de Sintra irá proceder a obras de adaptação da antiga escola pública de Belas, adequando o edifício à prestação de cuidados de saúde. O espaço será arrendado pela ARSLVT, que se compromete a dotar a unidade de recursos humanos e materiais para o pleno funcionamento de uma unidade de saúde. O acordo prevê, ainda, que mais tarde o município ceda o espaço à ARSLVT a título gratuito.

Para Luís Pisco, «este protocolo é mais um exemplo da estreita colaboração entre a Saúde e o Poder Local, permitindo reforçar a aposta em Cuidados de Saúde Primários de qualidade e em proximidade com as populações, disponíveis em instalações adequadas às necessidades de utentes e profissionais».

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo – http://www.arslvt.min-saude.pt/