Rastreio do cancro da mama: ARS Algarve promove rastreio em Tavira, até 31 de janeiro

14/12/2018

A Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama da Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve recebe, até 31 de janeiro de 2019, utentes inscritas no Centro de Saúde de Tavira para efetuarem rastreio gratuito.

Assim, as mulheres que tenham entre ao 50 e 69 anos e que estejam inscritas no Centro de Saúde de Tavira, serão chamadas por carta, enviada pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve, com a marcação/convite para realizarem gratuitamente a mamografia digital na unidade móvel, dias úteis, das 9h30 às 13h00 e as 14h00 às 16h30.

No âmbito do Programa de Rastreio do Cancro da Mama do Algarve, este rastreio efetuado a 3D, com tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD), permite aumentar a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e a dose de radiação aplicada em cada exame.

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em setembro de 2005 e percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento já na sétima volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Desde o mês de julho de 2017, o rastreio do cancro da mama é realizado através de uma nova unidade móvel que permitiu ao Algarve ser a primeira região do País a realizar o rastreio com esta tecnologia de última geração.

Para esclarecimentos adicionais contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento 289 88 99 12 (dias úteis, das 10 às 17 horas) ou do e-mail: rastreio.oncologico@arsalgarve.min-saude.pt.

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Algarve > Notícias