Suporte Básico de Vida: INEM e ARS Centro promovem ação de mass training, em Coimbra, dia 15

14/12/2018

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Administração Regional de Saúde (ARS) do Centro promovem, no próximo dia 15 de dezembro, no Pavilhão de Portugal, em Coimbra, um mass training em Suporte Básico de Vida (SBV).

Esta ação, que se iniciará às 10h30, é aberta à população em geral e tem como objetivo ensinar os participantes a agir em casos de emergência médica, nomeadamente saber efetuar corretamente manobras de reanimação.

O SBV aumenta substancialmente a probabilidade de sobrevivência da vítima quando iniciado nos primeiros minutos após a paragem cardíaca, e consiste essencialmente em duas ações: compressões torácicas e ventilações.

O público que assistir a este mass training vai ter, desta forma, a noção sobre a importância da comunidade saber alertar o serviço de emergência médica, ativando precocemente o Sistema Integrado de Emergência Médica através do Número Europeu de Emergência (112) e aplicar o mais cedo possível manobras de SBV. Estes passos constituem dois dos quatro elos fundamentais da Cadeia de Sobrevivência.

Quanto mais pessoas souberem o que fazer em caso de emergência médica e mais concretamente em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR), mais segura se torna a sociedade.

mass training em SBV tem a particularidade de permitir a formação, em simultâneo, de centenas de pessoas, uma vez que a ação é coordenada por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar.

Para saber mais, consulte:

INEM –  https://www.inem.pt/