Infarmed e Ordem dos Médicos convidam clínicos a realizar o curso online sobre Antibioterapia

17 dez 2018

Em Portugal, entre janeiro e junho de 2018, observou-se um aumento do consumo de antibióticos de 9,2% (comparativamente ao período homólogo) e um aumento de 6,7% da utilização de antibióticos de largo espectro. Apesar do nível de utilização de antibióticos em ambulatório estar perto da média europeia, Portugal continua a ser dos países com um rácio da utilização de antibióticos de largo espectro mais elevado.

Desta forma, o Infarmed e a Ordem dos Médicos associam-se na divulgação de um curso gratuito online, desenvolvido pela Organização Mundial da Saúde, que pretende contribuir para melhorar a prescrição e a utilização de antibióticos, recorrendo a cenários comuns da prática clínica.

Esta ação surge no seguimento da comemoração do Mês do Antibiótico (novembro de 2018) durante o qual a Direção-Geral da Saúde e o Infarmed levaram a cabo um conjunto de ações no âmbito do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos (PPCIRA) tendo uma delas sido as IV Jornadas do Programa de Prevenção e Controlo de Infeções e de Resistência aos Antimicrobianos ¿ 19 de novembro ¿ onde este curso foi também apresentado.

CursoWHO antibioticos_Destaques