CHBM | Serviço de Urgência inicia atividade em novas instalações dia 19

18/12/2018

Entra em funcionamento amanhã, dia 19 de dezembro,  o novo Serviço de Urgência Geral do Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM), cujas instalações foram inauguradas no passado dia 14 de dezembro,  numa cerimónia que contou com a presença da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

«Esta obra teve como objetivo melhorar a qualidade dos cuidados de saúde prestados aos doentes, aumentado a sua satisfação, e proporcionar melhores condições de trabalho para os profissionais», revela o CHBM. Com esta intervenção, o Serviço de Urgência Geral passa a dispor de 12 gabinetes médicos, mais três do que anteriormente, e de dois postos de triagem, mais um do que nas antigas instalações.

De acordo com o centro hospitalar, com a renovação do espaço, o circuito dos doentes prioritários e não prioritários é diferente, com salas de espera autónomas, permitindo assim melhorar as condições de vigilância dos utentes mais urgentes. Esta obra permitiu beneficiar a sala destinada a tratamentos respiratórios, a sala de emergência e a sala de pequena cirurgia, bem como aumentar a capacidade da sala de espera para os doentes que aguardam triagem. O Serviço de Urgência Pediátrica também foi alvo desta intervenção e «tem agora uma nova sala de espera com melhores condições de acolhimento».

O Serviço de Urgência Geral situa-se no Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro e serve os concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete. Com uma população de mais de 215 mil habitantes, em 2017 registou mais de 72 mil episódios de urgência e no primeiro semestre de 2018 perto de 37 mil, conclui o CHBM.

Visite:

Centro Hospitalar Barreiro Montijo – http://www.chbm.min-saude.pt/