Futebol como medicamento: ACES Porto Oriental prescreve Sweet-Football a utentes com diabetes 2

20/12/2018

Um grupo de utentes portadores de diabetes tipo 2 do Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI – Porto Oriental (ACES Porto Oriental) participa no projeto Sweet-Football, que tem como objetivo promover a prática de atividade física frequente.

Três vezes por semana, durante doze semanas, 32 homens, diabéticos, com idades compreendidas entre 50 e 70 anos, praticam walking football, uma variante específica da modalidade destinada a pessoas com mais de 50 anos ou com mobilidade reduzida.

Trata-se de um exercício físico seguro, saudável e divertido, acompanhado por um treinador de futebol, um fisiologista e um enfermeiro. Ninguém corre e não há contacto físico entre os participantes.

Sweet-Football é um projeto de investigação liderado pelo Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), em parceria com a Portugal Football School, da Federação Portuguesa de Futebol. Pretende compreender como pode o futebol ser usado como estratégia para envolver as pessoas com diabetes na prática de exercício físico.

Romeu Mendes, investigador do ISPUP responsável pelo projeto, declarou à Lusa que «Há uma maior prevalência da diabetes tipo 2 nos homens do que nas mulheres. Portanto, aproveitamos também o facto de, no nosso país, o público masculino ter uma relação emocional e afetiva muito grande com o futebol, ou porque gostam do desporto, ou porque até já foram jogadores».

E acrescenta «Quando queremos promover alterações de comportamentos na comunidade têm de existir motivações intrínsecas e extrínsecas que, de facto, alterem o estilo de vida das pessoas».

No futuro, pretende-se que o projeto se alargue, com a criação de pequenos núcleos em todo o país, graças ao esperado envolvimento de unidades de saúde, clubes de futebol e municípios. E, talvez, a criação de uma solução adaptada às utentes do sexo femininos.

O projeto é financiado pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), através de uma FIFA Research Scholarship 2018.

O ACES Porto Oriental está integrado na Administração Regional de Saúde do Norte

Para saber mais, visite:

Facebook – Sweet-Football