Unidade de Saúde Familiar PoLis: Nova USF em Leiria presta cuidados de saúde a 8.567 utentes

21/12/2018

A Unidade de Saúde Familiar (USF) PoLis, sediada no Centro de Saúde Gorjão Henriques, em Leiria, entrou hoje em atividade, prestando cuidados de saúde a 8.567 utentes.

Integrada no Agrupamento de Centros de Saúde do Pinhal Litoral, a nova USF é constituída por uma equipa de 16 profissionais, seis médicos, seis enfermeiros e quatro assistentes técnicos.

Tendo como área geográfica de atuação a União de Freguesias de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes, a USF PoLis funciona nos dias úteis entre as 8 e as 20 horas, oferecendo cuidados de saúde de proximidade à população da sua área de influência, nomeadamente: consultas programadas, atendimento de situações de doença aguda durante todo o horário de funcionamento, cuidados de enfermagem e cuidados domiciliários.

A equipa garante ainda a possibilidade de consulta programada em horário pós-laboral a utentes que não têm possibilidade de recorrer à USF noutro horário e atendimento personalizado por via telefónica, dispondo de profissionais para o efeito, revela a Administração Regional de Saúde do Centro.

Com a entrada em funcionamento da nova unidade de saúde, o Centro de Saúde Gorjão Henriques passa a ter três USF ativas – D. Diniz e Cidade do Lis – e três Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, a Colipo, Flor do Liz e Cidade e as Serras.

De acordo com a Administração Regional de Saúde do Centro, a abertura de mais uma nova USF na região, «reforça a prestação de cuidados de saúde de proximidade à população, elevando-se os índices de bem-estar e saúde das comunidades».

Para saber mais, consulte:

Administração Regional de Saúde do Centro  – http://www.arscentro.min-saude.pt/