Mass Training em SBV: Mais de 15 mil pessoas formadas em 2018 pelo Inem

01/02/2019 

O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) formou, em 2018, um total de 15.195 cidadãos através de 296 ações de mass training em Suporte Básico de Vida (SBV) realizadas de norte a sul do país.

As ações de mass training em SBV promovidas pelo INEM tiveram como objetivo formar cidadãos de todas as idades e possibilitar que estas pessoas adquiram conhecimentos sobre como atuar caso se deparem com um vítima em paragem cardiorrespiratória (PCR).

De acordo com os dados disponibilizados pelo Departamento de Formação em Emergência Médica (DFEM) do INEM, 15.195 cidadãos formados significam um aumento de 2.750 em relação ao ano de 2017, elevando também o número de ações de mass training em SBV, de 214 em 2017 para 296 em 2018. Estas ações de mass training em SBV estão a cargo dos três Centros de Formação do Instituto, que integram as suas Delegações Regionais do Norte, Centro e Sul.

As ações de mass training têm a particularidade de permitir a formação em simultâneo de várias centenas de pessoas, uma vez que são coordenadas por um conjunto de formadores especializados em emergência pré-hospitalar. Os participantes são organizados em grupos e distribuídos pelos diversos formadores, sendo utilizado durante o processo de aprendizagem um sistema de multimédia para que todos tenham a oportunidade de visualizar previamente as manobras a executar. Segue-se depois a realização de exercícios práticos das manobras em manequins.

No final de uma ação de mass training é expectável que os participantes consigam reconhecer uma PCR, alertar os serviços de emergência e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida.

Para saber mais, consulte: