Gripe: CHTV pede que pessoas com gripe não visitem doentes internados

07/02/2019

A Diretora Clínica do Centro Hospitalar Tondela Viseu (CHTV), Helena Pinho, apela às pessoas afetadas pela gripe para não visitarem os doentes que estão internados no hospital, de modo a não os contagiarem.

«Nesta casa, não há controlo efetivo de visitas e, neste momento, temos tido casos de doentes que estão internados há vários dias que vieram a ter gripe e cuja fonte provável são as próprias visitas», afirmou Helena Pinho, em conferência de imprensa.

Segundo a responsável, apesar de o CHTV ter feito cartazes para sensibilizar para esta situação, as visitas de pessoas com gripe continuam a ser recorrentes.

«Um dos doentes que estava para ser operado hoje teve a cirurgia cancelada por essa circunstância, porque alguém que o veio visitar transmitiu a gripe», lamentou.

Internados com gripe A

A adjunta da direção clínica e responsável pela Comissão de Controlo de Infeção e Resistência dos Antibióticos, Filipa Almeida, disse aos jornalistas que, neste momento, estão 41 doentes internados com gripe A.

«Este ano há uma alteração em relação ao ano anterior, em que circulava concomitantemente o vírus influenza B, que este ano não tem sido responsável por internamentos», explicou.

O pico do número de internamentos por gripe ocorreu no final da semana passada, com 52 doentes internados.

«Neste momento, está a diminuir o número de doentes internados por gripe e estamos a conseguir libertar medidas de isolamento em alguns dos quartos que estavam preenchidos por doentes com esta patologia», acrescentou.

Segundo Filipa Almeida, outro vírus que «tem motivado internamentos e descompensações de doença crónica» é o vírus sincicial respiratório, que fragiliza os doentes e «faz com que haja o aumento do risco de desenvolverem uma pneumonia bacteriana».

Helena Pinho referiu que há uma enfermaria da medicina que «tem a maioria dos casos não só da gripe, mas também de infeções pelo vírus sincicial respiratório», que este ano «parece estar um bocadinho mais agressivo do que é costume».

A Diretora Clínica admitiu que, neste momento, “quer devido ao plano de contingência sazonal associado às temperaturas mais frias, à epidemia de gripe, quer devido à greve cirúrgica”, o CHTV está a ter “alguns constrangimentos na resposta” à população.

«Precisávamos que as pessoas tivessem alguma tolerância, porque não nos está a ser fácil gerir as situações todas juntas. Não nos permite fazer toda a atividade que desejávamos», afirmou.

Fonte: Lusa