CHTS | Projeto Humanizar+: Projeto que visa a humanização dos cuidados é apresentado dia 15

12/02/2019

O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS), em parceria com a Liga de Amigos do Hospital Padre Américo, assinalou o Dia Mundial do Doente, comemorado anualmente a 11 de fevereiro.

Para a assinalar a data, instituída em 1992 pelo Papa João Paulo II e que visa sensibilizar a comunidade para a importância de apoiar e ajudar todas as pessoas doentes, foi feita uma oferta simbólica aos utentes que passaram pelo Hospital Padre Américo. Distribuíram-se lápis alusivos ao Dia Mundial do Doente e folhetos com informação útil e com informação sobre o projeto «Humanizar+».

Foram ainda afixados no hospital exemplares da Carta de Humanização do CHTS que simboliza o compromisso assumido pela instituição e profissionais na prestação de cuidados mais humanizados, colocando o doente no centro do sistema.

Projeto Humanizar+

O projeto vai ser oficialmente apresentado na próxima sexta-feira, dia 15 de fevereiro, no Auditório do Hospital de Amarante, aquando a visita do Bispo Auxiliar do Porto, D. Pio Alves.

No âmbito desta visita, vai realizar-se a I Jornada de Humanização do CHTS que começa às 8h45, com a conferência «Humanizar é colocar-se no lugar do outro?», seguindo-se um painel sobre «O que esperam os doentes e os profissionais quando falamos de humanização?» e, às 10 horas, será feito um intervalo para a receção ao Bispo Auxiliar do Porto e visita ao hospital, nomeadamente à consulta externa e internamento.

Os trabalhos prosseguem com uma conferência sobre a humanização de cuidados ao longo do ciclo vital.

O painel «Humanizar os cuidados de saúde» conta com a intervenção do Senhor D. Pio Alves.

A iniciativa termina com a apresentação dos principais eixos do projeto Humanizar+, projeto que visa a humanização dos cuidados e quer envolver profissionais, doentes, familiares e cuidadores informais para promover a melhoria da qualidade assistencial.

Para saber mais, consulte:

CHTS  > Notícias