Centro Hospitalar do Médio Tejo inicia teleconsulta de Nefrologia

21/02/2019

Teve início esta semana, no Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT), a teleconsulta de Nefrologia. Através de protocolo estabelecido com o Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Lezíria é agora possível que os utentes tenham acesso a consultas desta especialidade no centro de saúde.

A primeira consulta foi realizada no dia 18 de fevereiro a um doente do Cartaxo que, através de uma ligação vídeo, teve acesso a uma consulta com a diretora do Serviço de Nefrologia do CHMT, Ana Vila Lobos.

Segundo a diretora são objetivos principais da teleconsulta de Nefrologia «evitar a deslocação do utente ao hospital, através de meios informáticos, permitindo uma consulta de proximidade e em tempo real; proporcionar uma melhoria na qualidade de vida e melhoria na prestação de cuidados de saúde ao utente; antecipar as intercorrências; partilhar conhecimentos entre os nefrologistas e os especialistas de Medicina Geral e Familiar e permitir que todos os cidadãos tenham as mesmas condições de acessibilidade à saúde renal».

Afirmou, ainda, que «foram várias as partes envolvidas no CHMT, na ACES Lezíria e na ARSLVT», e acredita que este projeto-piloto pode ser «replicado a outras especialidades».

Para saber mais, consulte:

Centro Hospitalar do Médio Tejo > Notícias