Neuropediatria do CHULC coopera há sete anos com Cabo Verde

21/02/2019

O Serviço de Neuropediatria do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (CHULC) coopera há sete anos com Cabo Verde.

A contribuição portuguesa, ao abrigo de protocolo intergovernamental, inclui uma equipa de cinco profissionais (três médicos da referida especialidade, uma enfermeira especialista e uma fisioterapeuta com experiência em reabilitação pediátrica) do Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central (polo do Hospital de Dona Estefânia) e do Centro Hospitalar do Porto (Hospital de Santo António). A equipa é dirigida pela médica Ana Isabel Dias, neuropediatra do CHULC.

Ao abrigo deste protocolo, assinado pela Direção-Geral da Saúde (DGS) e pelo Ministério da Saúde de Cabo Verde, nasceu o projeto «Uma Semente e Uma Ponte» que resultou em atividade assistencial e formação técnica em Cabo Verde, além de se ter evitado a deslocação a Portugal de muitas crianças cabo-verdianas com patologia na área da neuropediatria, especialidade que abarca 25 por cento das patologias da infância e adolescência.

O projeto compreende, em resumo, os seguintes objetivos: melhorar a saúde das crianças com doenças neurológicas e promover sua integração na comunidade; reforçar a capacitação de profissionais locais; evitar que alguns doentes sejam enviados a Portugal ou, sendo a deslocação necessária, que o encaminhamento das crianças seja mais programado e mais dirigido, com acolhimento nos hospitais onde trabalham os membros da equipa da cooperação.

No âmbito da cooperação, as deslocações da equipa de saúde a Cabo Verde realizaram-se bianualmente, abrangendo as ilhas de Santiago, São Vicente e, mais recentemente, Santo Antão. Realizaram-se cerca de 1400 consultas, em conjunto com os profissionais cabo-verdianos, inúmeras intervenções de enfermagem e de fisioterapia, perto de 20 sessões clínicas de formação e 12 sessões de Educação para a Saúde.

Além das consultas conjuntas e sessões de formação nos hospitais, foram atribuídas cinco bolsas da Fundação Calouste Gulbenkian para estágios de três meses no CHULC – Hospital de D. Estefânia.

A equipa de Neuropediatria colabora também no lançamento e na continuidade do Projeto de Promoção de Segurança Infantil – Prevenção de Acidentes em Cabo Verde, promovido pela Direção Nacional de Saúde em colaboração com a DGS. Também está em curso a implementação da telemedicina, para reforçar e dar continuidade ao trabalho desenvolvido durante as missões.

Visite:

Centro Hospitalar Universitário de Lisboa Central – http://www.chlc.min-saude.pt