Curso “Introdução à realização e análise de estudos longitudinais” com nova data – INSA

imagem do post do Curso “Introdução à realização e análise de estudos longitudinais” com nova data

06-03-2019

A segunda edição do curso “Introdução à realização e análise de estudos longitudinais”, inicialmente prevista para os dias 11 e 12 de março, foi reagendada para os dias 24 e 25 de junho. A ação formativa, que terá lugar nas instalações do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, tem como objetivo familiarizar os participantes com os principais desenhos de estudos longitudinais com medidas repetidas, os passos envolvidos e as condicionantes e limitações das análises estatísticas convencionais.

Promovido pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Ricardo Jorge, o curso apresenta as formas de preparação de dados mais comuns e os métodos de análise mais frequentemente utilizados, sendo dado relevo aos vários tipos de causalidade envolvidos. Os interessados em participar nesta iniciativa deverão efetuar a sua inscrição, até dia 14 de junho, através do preenchimento do seguinte formulário. Para mais informações, consultar o programa do curso.

A componente teórico-prática da formação envolve a análise crítica de dois artigos científicos com diferentes formas de análise (modelos de estimação de equações generalizadas, modelos autorregressivos e curvas de crescimento latente). Não são necessários conhecimentos aprofundados de estatística, mas é desejável que os participantes estejam familiarizados com análises de regressão linear.

As novas formas de colheita de dados, devido ao refinamento das tecnologias informáticas, têm facilitado a realização de estudos observacionais longitudinais onde os dados são colhidos em vários momentos de observação. Porém, a realização deste tipo de estudos envolve problemas e dificuldades relacionadas com o desenho e análise pois, com frequência, tratam-se de dados correlacionados em que os mesmos indivíduos são analisados em relação às mesmas variáveis (medidas repetidas).