Centro de Saúde António Arnaut, no Cadaval, foi inaugurado hoje

12/03/2019

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido , inauguraram esta terça-feira, dia 12 de março, o Centro de Saúde do Cadaval, que será batizado com o nome do «pai» do Serviço Nacional de Saúde, António Arnaut.

A nova Unidade de Saúde, integrada no Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul, vai prestar cuidados a mais de 13.200 utentes e substitui o Centro de Saúde que funcionava nesta localidade há vários anos, num prédio com condições deficientes e de difícil acesso a utentes com mobilidade reduzida.

A obra foi promovida pela Câmara Municipal do Cadaval e representa um investimento de cerca de 700 mil euros, cofinanciado pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (15%) e por fundos comunitários do Portugal 2020 (85%).

A nova unidade passará a integrar, no mesmo edifício, várias unidades funcionais: uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP), uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados (URAP), uma Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) e uma Unidade de Saúde Pública (USP), estando a mesma dotada de melhores condições de trabalho e de segurança para utentes e profissionais de saúde.

A equipa do Centro de Saúde contará com sete médicos, nove enfermeiros, cinco assistentes técnicos, um assistente operacional e um higienista oral.

Para saber mais, consulte:

Programa


Centro de saúde do Cadaval batizado com o nome do ‘pai’ do SNS

O Primeiro-Ministro, António Costa, e a Ministra da Saúde, Marta Temido , inauguraram ontem, dia 12 de março, o novo Centro de Saúde do Cadaval, batizado com o nome do ‘pai’ do Serviço Nacional de Saúde (SNS), António Arnaut.

Na ocasião, o Primeiro-Ministro frisou que a parceria estabelecida entre O Município e Ministério da Saúde para a construção das novas instalações «é uma boa prova de que, juntando esforços e dando as mãos, se consegue fazer mais e melhor».

A obra resulta de um investimento de 700 mil euros, financiados em 15% pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo e em 85% por fundos comunitários.

Através de protocolo, assinado em 2016, o Ministério da Saúde transferiu a dotação financeira e a competência de lançar concurso e acompanhar a obra para a Câmara do Cadaval que, por sua vez, cedeu à tutela o terreno para a sua construção por um prazo de 50 anos.

A Ministra da Saúde, Marta Temido , disse que a modernização de instalações «permite ganhos no trabalho dos profissionais e funcionalidade do serviço prestado à população», ao congregar uma Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados, uma Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, uma Unidade de Cuidados na Comunidade e uma Unidade de Saúde Pública.

A unidade, composta por sete médicos, nove enfermeiros, cinco assistentes técnicos e um assistente operacional, vai servir 13.200 utentes.

Está dotada de nove gabinetes de consulta médica, três gabinetes de enfermagem, duas salas de tratamento, um gabinete de saúde oral, um ginásio e seis gabinetes de trabalho.