Constituição de uma comissão de comemoração do 40.º aniversário do SNS


«Despacho n.º 2580/2019

Em 2019 assinalam-se 40 anos sobre a publicação da Lei n.º 56/79, de 15 de setembro, data de criação do Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Criado no âmbito do Ministério dos Assuntos Sociais, o SNS visou garantir o acesso a cuidados de saúde a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, bem como aos estrangeiros, em regime de reciprocidade, apátridas e refugiados políticos.

Ao longo dos anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal ao nível do resto da Europa e reduziram muitas das desigualdades que durante décadas nos marcaram.

Pretendendo refletir o compromisso do atual governo com esta grande conquista da democracia que é o SNS, assume-se o seu reforço e modernização como um dos mais árduos desafios para a próxima década e um teste decisivo à determinação política na defesa do Estado social.

Tal implica, entre outros aspetos, a pública celebração da efeméride, para o que se constitui a Comissão de Comemoração do 40.º Aniversário do SNS, a qual integrará representantes de três gerações distintas de trabalho e dedicação ao SNS na área da saúde pública.

Assim, determino que:

1 – São membros da Comissão de Comemoração, adiante designada Comissão, as seguintes personalidades:

Dr. Francisco George, médico;

Dr.ª Catarina Sena, administradora hospitalar;

Dr.ª Rita Sá Machado, médica.

2 – À Comissão cabe apresentar e implementar a agenda de comemorações.

3 – Os serviços e organismos do âmbito do Ministério da Saúde devem prestar todo o apoio que seja necessário para a execução das iniciativas inseridas nas Comemorações do 40.º Aniversário do SNS, incluindo assegurar a disponibilidade dos respetivos membros, bem como suportar os encargos inerentes.

4 – O apoio logístico e administrativo necessário ao funcionamento da Comissão é assegurado pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, bem como os encargos decorrentes das comemorações.

5 – Os membros da Comissão, assim como os elementos que venham a ser convidados a colaborar, não auferem qualquer remuneração ou abono pelo exercício das suas funções, sem prejuízo do pagamento de ajudas de custo e deslocações a que tenham direito, nos termos legais, a ser suportado pelos respetivos serviços de origem, no caso do pessoal afeto a organismos do Ministério da Saúde ou por este tutelados, ou pela Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, nas situações do pessoal aposentado ou cujo serviço de origem não integre o Ministério da Saúde.

6 – O presente despacho produz efeitos a partir da data da sua assinatura.

28 de fevereiro de 2019. – A Ministra da Saúde, Marta Alexandra Fartura Braga Temido de Almeida Simões.»


Ministério designa comissão para comemoração de efeméride

Foi publicado esta quarta-feira, em Diário da República, o Despacho n.º 2580/2019, que constitui a Comissão de Comemoração do 40.º Aniversário do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a quem caberá apresentar e implementar a agenda de comemorações.

A comissão, que integrará representantes de três gerações distintas de trabalho e dedicação ao SNS na área da saúde pública, é constituída pelas seguintes personalidades:

  • Francisco George, médico;
  • Catarina Sena, administradora hospitalar;
  • Rita Sá Machado, médica.

Em 2019 assinalam-se 40 anos sobre a publicação da Lei n.º 56/79, de 15 de setembro, data de criação do SNS. Criado no âmbito do Ministério dos Assuntos Sociais, o SNS visou garantir o acesso a cuidados de saúde a todos os cidadãos, independentemente da sua condição económica e social, bem como aos estrangeiros, em regime de reciprocidade, apátridas e refugiados políticos.

Ao longo dos anos, o SNS gerou ganhos em saúde que colocaram Portugal ao nível do resto da Europa e reduziram muitas das desigualdades que durante décadas nos marcaram.

Pretendendo refletir o compromisso do atual governo com esta grande conquista da democracia que é o SNS, assume-se o seu reforço e modernização como um dos mais árduos desafios para a próxima década e um teste decisivo à determinação política na defesa do Estado social.

Para saber mais, consulte:

Despacho n.º 2580/2019 – Diário da República n.º 51/2019, Série II de 2019-03-13
Saúde – Gabinete da Ministra
Constituição de uma comissão de comemoração do 40.º aniversário do SNS, a qual integrará representantes de três gerações distintas de trabalho e dedicação ao SNS na área da saúde pública