Hospital de Vila Real implementa plano de recuperação da lista de espera em Urologia

20/03/2019

O Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), que agrega os hospitais de Vila Real, Chaves e Lamego, anunciou hoje, dia 20 de março, um plano de recuperação para combater a lista de espera na especialidade de Urologia, através da realização adicional de primeiras consultas em dois sábados por mês.

O Serviço de Urologia iniciou no sábado, dia 17 de março, um plano de recuperação para combater a lista de espera das primeiras consultas desta especialidade, “respeitando os critérios de prioridade e antiguidade”, explicou o CHTMAD.

O tempo de espera para primeira consulta em Urologia, no Hospital de São Pedro, em Vila Real, era de 1.775 dias para doentes não prioritários e a lista de espera era de 2.278 utentes. Os dados são referentes a 31 de outubro de 2018 e, de acordo com o centro hospitalar, os tempos de espera estão a ser cumpridos para doentes prioritários e muito prioritários.

A estratégia do CHTMAD passa pela realização, “em produção adicional, de períodos completos das primeiras consultas, ao sábado, dois fins-de-semana por mês”. Segundo a unidade hospitalar, no primeiro dia em que foi implementado o plano (no sábado) foram realizadas 63 consultas.

A administração prevê que, até o final deste ano, “cerca de 2.000 utentes em lista de espera sejam atendidos em primeiras consultas de Urologia” e que haja “uma recuperação significativa no que diz respeito aos tempos máximos de resposta garantidos nesta especialidade”.

Está também prevista “a realização de cirurgia adicional de Urologia”, acrescentou o centro hospitalar.

“Este é um problema que se arrastava há anos, mas que conheceu, agora, um novo rumo”, salientou a administração do CHTMAD, liderada por João Oliveira.

O centro hospitalar pretende assim ir “ao encontro das necessidades da população, melhorar o acesso ao Serviço Nacional de Saúde e dar resposta às necessidades dos utentes, evitando as deslocações para outras entidades de saúde, particularmente nas patologias mais frequentes desta especialidade”.

De acordo com o CHTMAD, o plano será alvo de avaliações trimestrais, com o propósito de controlar e aperfeiçoar a estratégia traçada, que foi definida e negociada entre o Conselho de Administração, o Centro de Gestão de Cirurgia e o Serviço de Urologia.

Fonte: LUSA