Plano Local de Saúde: ULS do Nordeste promoveu sessão de apresentação a 20 de março

20/03/2019

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste promoveu uma sessão solene de apresentação do Plano Local de Saúde (PLS) da ULS do Nordeste e assinatura das Cartas de Compromisso, esta quarta-feira, dia 20 de março, pelas 14 horas, no Auditório do Centro Cultural Municipal de Macedo de Cavaleiros.

A ULS do Nordeste está a desenvolver um Plano Local de Saúde específico para a região, com o envolvimento de toda a comunidade, que será concretizado até 2020.

Trata-se de um documento de ação estratégica – partilhado pela comunidade – que, alinhado com as metas de saúde de âmbito nacional, possa dar uma resposta mais precisa e adequada àqueles que são os fatores determinantes da saúde da população do Nordeste Transmontano.

Este Plano conta com a parceria de diversas entidades, públicas e privadas, do distrito de Bragança – nomeadamente autarquias, forças de segurança e proteção civil, estabelecimentos de ensino e formação profissional, instituições de solidariedade social, santas casas da misericórdia, associações de doentes, entre outras.

Na primeira Reunião Plenária, que decorreu a 19 de setembro de 2018, foram definidos três problemas de Saúde prioritários: Doenças Cérebro-Cardiovasculares, Saúde Mental e Doenças Oncológicas.

Seguiu-se a realização de 14 reuniões concelhias com os parceiros para a apresentação das propostas de projetos e/ou atividades a implementar no âmbito do PLS, que, após a análise e discussão entre todos os intervenientes, resultaram na elaboração das cartas de compromisso.

A assinatura das cartas de compromisso constitui assim um ponto de partida para o objetivo comum que une todos os parceiros: A melhoria da Saúde da população do distrito de Bragança.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde do Nordeste > Programa