O Sistema de Saúde para o Cidadão: conferência dia 23 de março

22/03/2019

A Ministra da Saúde, Marta Temido , participa na sessão de abertura da conferência «O Sistema de Saúde para o Cidadão», que se realiza dia 23 de março, na Reitoria da Universidade do Porto, e conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Organizada pela Universidade do Porto (UPorto), em articulação com a Convenção Nacional da Saúde e com os subscritores dos Princípios Orientadores para uma Lei de Bases da Saúde, o encontro tem como objetivo debater o futuro da Saúde em Portugal, promovendo um momento de reflexão sobre a razão de ser do Sistema de Saúde para os cidadãos.

Em debate, estarão temas como «O Sistema de Saúde para o Cidadão», a cargo de Manuel Pizarro, Alto-Comissário da Convenção Nacional de Saúde, que conta com a intervenção de representantes de unidades de saúde públicas e privadas, entre outros organismos.

Teodora Cardoso, Presidente do Conselho Superior do Conselho das Finanças Públicas, vai apresentar o tema «SNS: Novos Modelos de Financiamento para a Sustentabilidade», seguindo-se um debate, no qual participará o Bastonário da Ordem dos Médicos Dentistas (OMD), Orlando Monteiro da Silva, na qualidade de presidente do Conselho Nacional das Ordens Profissionais.

A abertura da conferência estará a cargo de Eurico Castro Alves, Presidente da Comissão Organizadora da Convenção Nacional da Saúde e de Germano de Sousa, dos subscritores dos Princípios Orientadores para uma Lei de Bases da Saúde.

O médico José Fragata, Vice-Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, encerrará o evento.