Dia Mundial da Tuberculose – Dados Nacionais

Dia Mundial da Tuberculose - Dados Nacionais

Os Dados oficiais apresentados, no dia 22 de março, em Lisboa mostram que a taxa de incidência foi em 2018 de 15,4 casos por 100 mil habitantes, com um total de 1.703 casos notificados. Portugal continua a ter uma redução anual de 5% no número de novos casos de tuberculose, mas precisava de duplicar esta diminuição para cumprir as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Isabel Carvalho destaca que Portugal tem tido uma redução percentual superior aos restantes países europeus, apesar de ainda apresentar dos indicadores mais elevados da doença.  «Temos tido uma evolução positiva».

A Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose, Isabel Carvalho, assume que a redução anual de 5% dos novos casos, que se tem verificado nos últimos anos, ainda não é razoável para as metas definidas pela Organização Mundial da Saúde em 2030. Portugal precisaria de ter uma redução de 10% de novos casos por ano para ter em 2030 uma redução de 80% dos casos da doença em comparação com valores de 2015.

Isabel Carvalho manifesta preocupação sobretudo com o tempo que tem demorado o diagnóstico da doença, que tem uma mediana de 80 dias entre a infeção e o diagnóstico. «Temos todos de pensar mais em tuberculose numa altura em que existe menos», defendeu.

Fonte: Lusa


Portugal com evolução positiva, mas ainda não cumpre metas da OMS

Portugal continua a ter uma redução anual de 5% no número de novos casos de tuberculose, mas precisava de duplicar esta diminuição para cumprir as metas da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Dados oficiais apresentados, no dia 22 de março, em Lisboa mostram que a taxa de incidência foi em 2018 de 15,4 casos por 100 mil habitantes, com um total de 1.703 casos notificados.

A Diretora do Programa Nacional para a Tuberculose, Isabel Carvalho, assume que a redução anual de 5% dos novos casos, que se tem verificado nos últimos anos, não é suficiente para atingir as metas definidas pela Organização Mundial da Saúde em 2030.

Portugal precisaria de ter uma redução de 10% de novos casos por ano para ter em 2030 uma redução de 80% dos casos da doença em comparação com valores de 2015.

Ainda assim, Isabel Carvalho destaca que Portugal tem tido uma redução percentual superior aos restantes países europeus, apesar de ainda apresentar dos indicadores mais elevados da doença.  «Temos tido uma evolução positiva», resume a Diretora do Programa da Direção-geral de Saúde.

Isabel Carvalho manifesta preocupação sobretudo com o tempo que tem demorado o diagnóstico da doença, que tem uma mediana de 80 dias entre a infeção e o diagnóstico. «Temos todos de pensar mais em tuberculose numa altura em que existe menos», defendeu.

Fonte: Lusa