Aberto Concurso para Doutorado – INSA


«Aviso (extrato) n.º 5276/2019

Nos termos do disposto no artigo 11.º do Decreto-Lei n.º 57/2016, de 29 de agosto, torna-se público que por despacho do Vogal do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, IP (INSA, IP), de 23 de novembro de 2018, se encontra aberto, pelo prazo de 20 dias úteis, a contar da data de publicação do presente Aviso no Diário da República, o procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado/a, na modalidade contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, para o exercício de atividades de investigação científica no âmbito do projeto n.º PTDC/SAUPUB/32587/2017 – «Uma abordagem de toxicologia preditiva para a caraterização dos potenciais efeitos respiratórios de fibras de nanocelulose funcionalizadas num sistema de co-cultura».

O aviso integral deste procedimento está disponível na Bolsa de Emprego, em www.bep.gov.pt, na página eletrónica do INSA, IP, em www.insa.min-saude. pt e da FCT, IP, em www.eracareeres.pt, nas línguas portuguesa e inglesa.

11 de março de 2019. – O Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, I. P., Fernando de Almeida.»


Contratação de doutorado projeto “Uma abordagem de toxicologia preditiva para a caracterização dos potenciais efeitos respiratórios de fibras de nanocelulose funcionalizadas num sistema de co-cultura”

27-03-2019

O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge torna público que se encontra aberto o procedimento concursal de seleção internacional para a contratação de doutorado, na modalidade contrato de trabalho em funções públicas a termo resolutivo certo, no âmbito do projeto n.º PTDC/SAU-PUB/32587/2017 – “Uma abordagem de toxicologia preditiva para a caracterização dos potenciais efeitos respiratórios de fibras de nanocelulose funcionalizadas num sistema de co-cultura”. Candidaturas até 24 de abril.

O projeto visa investigar, de forma abrangente, a perigosidade de várias CNF ao nível do trato respiratório, incluindo o estudo dos efeitos imunotóxicos, genotóxicos, genómicos e epigenómicos. A contratação para as funções de investigador tem em vista atividades de I&D previstas em candidatura, designadamente:

  • Síntese de diversas CNF;
  • Caracterização das propriedades físico-químicas das CNF;
  • Caracterização in vitro do seu potencial genotóxico e carcinogénico das CNF;
  • Estudo dos efeitos genómicos e epigenómicos;
  • Análise da interação das CNF com proteínas do citoesqueleto;
  • Integração e interpretação dos dados;
  • Elaboração de artigos científicos e comunicação de resultados junto da comunidade científica, indústria e outras partes interessadas.

O contrato de trabalho será celebrado a termo resolutivo certo, por um período de 36 meses e máximo de 6 anos. O trabalho será desenvolvido maioritariamente nas instalações da Sede do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em Lisboa, e, durante alguns períodos, nas instalações do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, em Coimbra.

Para mais informações, consultar o aviso de abertura do concurso.