IPO Porto | Dia do Dador: IPO Porto com novas instalações no Serviço de Imunohemoterapia

27/03/2019

No âmbito do Dia Nacional do Dador, que se celebra esta quarta-feira, dia 27 de março, o Serviço de Imunohemoterapia do Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPO Porto) inaugura um novo espaço com cerca de 300 mts2 que oferecerá aos dadores melhores condições de comodidade.

A ampliação do Serviço passa por uma nova sala de colheita que terá maior capacidade e de uma nova sala de espera que permitirá receber mais dadores. Este projeto tem também como objetivo primordial reorganizar o Serviço e ampliar a área laboratorial.

«Esta melhoria das instalações está alinhada com a estratégia de captação de dadores e com a criação da ideia de um ‘Banco de Sangue’ no contexto de depósito solidário e com futuro». Uma mensagem que para o IPO Porto faz sentido ser criada, no intuito de captar mais dadores e cada vez mais jovens, sublinha Laranja Pontes, Presidente do IPO-Porto.

Em 2018, o IPO do Porto registou 9257 dádivas das quais 1121 foram componentes plaquetários por aférese. Há a referir 1759 novos dadores o que significa um aumento de 12% face ao ano anterior.

«Este aumento e a manutenção da dádiva regular foi possível com 2.229 dadores a realizar dádiva duas ou mais vezes durante o ano de 2018 e com o fenómeno dos grupos organizados, seja empresas ou instituições, que se mobilizaram de forma solidária para a dádiva do sangue», explica Luísa Lopes dos Santos, adiantando que estas dádivas permitiram que pela primeira vez o IPO tenha sido auto-suficiente em Concentrado de Eritrócitos.
Luísa Lopes dos Santos reforça que «a nossa mensagem no Dia Nacional do Dador é que possamos continuar a contar com os dadores regulares e explicar aos mais jovens que a dádiva de sangue ou de componentes é um dever de cidadania simples e solidário permitindo salvar uma ou mais vidas».

As dádivas de sangue permitiram tratar 1.756 doentes. Por outro lado, a dádiva de plaquetas por aférese beneficiaram os cerca de 400 doentes que anualmente e de forma regular necessitam de transfusão de plaquetas.

No IPO Porto, a recolha decorre de segunda a sexta, entre as 8h30 e as 19 horas, e ao sábado, das 8h30 ao 12h30.

Visite:

IPO Porto – http://www.ipoporto.pt/