Instituto Ricardo Jorge participou no “Talkfest’19 – International Music Festivals Forum”

imagem do post do Instituto Ricardo Jorge participa no “Talkfest’19 – International Music Festivals Forum”

28-03-2019

Ricardo Mexia, médico de Saúde Pública no Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, participou na 8ª edição do “Talkfest – International Music Festivals Forum”, onde apresentou uma sessão sobre a proposta de norma que está a ser elaborada para os eventos de massa, no âmbito do grupo de trabalho criado pelo Ministério da Saúde para a definição de uma estratégia de preparação e resposta para eventos de massa e respetiva operacionalização.

“Basicamente a proposta inclui a necessidade de registo para eventos com mais de mil pessoas, introduzindo um conjunto de requisitos no âmbito da saúde como, por exemplo, uma análise e estratificação de risco, e o dimensionamento de um dispositivo de saúde adequado a esse risco”, explica Ricardo Mexia. “Isto é bastante inovador, na medida em que esta área está atualmente num vazio normativo, e, portanto, os organizadores/promotores fazem o que entendem, umas vezes em excesso, outras com muito pouca preocupação”, acrescenta.

Eventos de massas ou multidões (mass gatherings) são eventos que reúnem mais do que um determinado número de pessoas num local específico para uma finalidade específica, por um período definido de tempo. Neste contexto, os riscos para a saúde são potenciados pela concentração elevada de participantes oriundos de diferentes regiões ou países e pelo aumento do número de contactos interpessoais.

Estas situações podem, ainda, implicar estruturas temporárias, nomeadamente de restauração, sanitários e alojamentos que podem contribuir para um maior risco de doenças transmissíveis e, quando associadas a consumos de álcool ou outras substâncias psicoativas, propiciarem comportamentos de risco. Portugal é um país particularmente vocacionado para grandes ajuntamentos de pessoas, devido ao seu clima, ao peso do turismo e também à sua cultura.

O “Talkfest” é um fórum internacional de festivais de música que tem como objetivo promover a discussão de temas da atualidade que interferem na esfera dos festivais, assim como a apresentação de projetos que servem para a otimização de processos nesta área. A 8ª edição do evento decorreu entre as cidades de Vigo (13 de março) e Lisboa (22 de março) e contou com a participação de quase 100 oradores nacionais e internacionais espalhados por 45 pontos de programação em vários auditórios e espaços.