CHUC promove fórum: Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal, dias 4 e 5

01/04/2019

Tendo como objetivo o debate e procura de soluções, para a criação de um ambiente mais saudável de diversão noturna nas cidades portuguesas, sob a perspetiva dos jovens, realiza-se, de 4 e 5 de abril, o 1.º Fórum Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal.

Sob o lema «Violência, Sinistralidade Rodoviária, Abuso de Álcool / Consumo de Drogas ilícitas & Contextos Recreativos Noturnos», o Fórum decorrerá no Auditório da Fundação Bissaya Barreto, entre as 9h às 18 horas. Esta iniciativa conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República.

A sessão de abertura conta com a presença da Secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, da Presidente da CCDRC, Ana Abrunhosa, do Presidente do Conselho de Administração do CHUC, Fernando Regateiro, da Presidente da Fundação Bissaya Barreto, Patrícia Viegas Nascimento e do IREFREA Portugal, Fernando Mendes.

O programa apresentará importantes stakeholders nacionais e internacionais, professores, deputados, representantes de instituições públicas de vários setores, que ao longo dos dois dias irão participar numa série de ações e dinamizações, nomeadamente: mesas redondas, sessões plenárias, conferência, workshops, grupos de trabalho, entre outros.

O Projeto Noite Saudável das Cidades do Centro de Portugal é coordenado cientificamente pelo Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) e pelo Instituto Europeu para o Estudo dos Fatores de Risco (IREFREA – Portugal), sendo apoiado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (Centro 2020), e visa reunir recursos e definir estratégias que permitam à população da região centro de Portugal vivências salutares em comunidade, associadas aos contextos recreativos e à recreação noturna.

São 24 os municípios do Centro do país que, até à data, aderiram a este projeto: Abrantes, Águeda, Alcanena, Aveiro, Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Figueira da Foz, Fornos de Algodres, Guarda, Idanha-a-Nova, Leiria, Lousã, Montemor-o-Velho, Oliveira do Hospital, Pedrógão Grande, Pombal, Sever do Vouga, Soure, Tomar, Torres Vedras, Vila Nova de Poiares, Viseu.

Visite:

Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra – http://www.chuc.min-saude.pt/