Museu da Saúde integra Rede Portuguesa de Museus

02/04/2019

O Museu da Saúde, gerido e promovido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA), passou a integrar a Rede Portuguesa de Museus, na sequência da recente decisão da Ministra da Cultura, Graça Fonseca, de aprovar a sua credenciação, em virtude do reconhecimento técnico evidenciado no cumprimento das funções museológicas legalmente requeridas para o efeito. A aprovação da credenciação do Museu da Saúde, no âmbito da Rede Portuguesa de Museus, foi publicada, dia 28 de março, em Diário da República.

Com a integração na Rede Portuguesa de Museus, o Museu da Saúde vê assim reconhecido o seu trabalho na preservação, valorização, educação patrimonial e para a saúde, assim como a qualidade técnica impressa no cumprimento da sua missão e das suas funções museológicas e educativas. A cerimónia pública de adesão à Rede Portuguesa de Museus terá lugar dia 4 de abril, no Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa, cerimónia durante a qual serão ainda destacados 14 outros museus, cujos processos de credenciação decorreram entre 2015 e 2019.

A Rede Portuguesa de Museus é um sistema organizado de museus, baseado na adesão voluntária, configurado de forma progressiva e que visa a descentralização, a mediação, qualificação e a cooperação entre instituições. A credenciação das instituições consiste na avaliação e no reconhecimento oficial da qualidade técnica dos museus, avaliando a realidade museológica portuguesa no respeito pelas diferenças dos museus existentes, com objetivos de reforço da qualidade e da fruição do património cultural português, em toda a sua diversidade e riqueza.

Desde abril 2017, o Museu da Saúde mostra-se nas instalações do seu futuro espaço-sede, no antigo Serviço de Neurocirurgia do Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa, com a exposição «800 Anos de Saúde em Portugal», que esboça um panorama cronológico e compreensivo da história da saúde em Portugal, desde a fundação da nacionalidade até à atualidade. Constituída por cerca de 400 peças, esta exposição é visitável às quartas-feiras (10:00-18:00), em regime de visita livre, e nos restantes dias úteis por marcação.

O Museu da Saúde direciona o seu esforço para a promoção da difusão da cultura científica, na área das ciências da saúde e do medicamento, e na conservação do património histórico da saúde. Especificamente, o Museu cataloga, preserva e expõe espólios no âmbito da saúde e organiza exposições temporárias, potenciando o estatuto assumido pelo Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, em inúmeras atividades desenvolvidas no cumprimento das suas atribuições.

Para saber mais, consulte: