ULSCB | Hospitalização Domiciliária: Hospital Amato Lusitano implementou serviço dia 25 de março

02/04/2019

O Serviço de Medicina Interna do Hospital Amato Lusitano, que se insere na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, avançou, no dia 25 de março, com a valência de Hospitalização Domiciliária.

A Hospitalização Domiciliária permite evitar ou diminuir o internamento hospitalar, assegurando no domicílio dos doentes, cuidados de saúde de nível hospitalar. Destina-se a doentes com idade superior a 18 anos, com patologias graves, agudas ou crónicas, muitas vezes múltiplas, progressivas e/ou instáveis. Os doentes têm acesso por referência dos médicos do serviço de urgência, do internamento ou do médico de família.

A prescrição da Hospitalização Domiciliária é imposta pela carga no cuidado que requer o estado de saúde do doente. Este cuidado é necessariamente complexo, técnico, longo, e exige um acompanhamento várias vezes ao dia e prestado por diversos profissionais de saúde e especialidades (vários especialistas médicos, de enfermagem, assistentes sociais, nutricionistas, farmacêuticos, fisioterapeutas, equipa intra-hospitalar de suporte em cuidados paliativos, entre outros).

Tal como no hospital, as instalações dos cuidados domiciliários são instalações de saúde sujeitas aos mesmos requisitos de qualidade e segurança. Os cuidados são prestados 24 horas por dia, 7 dias por semana, pela equipa da Unidade de Hospitalização Domiciliária, garantindo a continuidade da prestação de cuidados de saúde.

Todos os doentes com mais de 18 anos, independentemente da sua situação financeira, podem beneficiar da hospitalização domiciliária. As despesas são asseguradas da mesma forma do que o internamento num outro serviço hospitalar.

Para saber mais, consulte:

Unidade Local de Saúde de Castelo Branco > Notícias