03/04/2019
ULS da Guarda promove atividades para assinalar data
A Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda assinala o Dia Mundial da Saúde, que se comemora anualmente no dia 7 de abril, com diversas atividades inseridas no tema «Cobertura Universal de Saúde», escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as comemorações da data, em 2019.
Na quarta-feira, dia 3 de abril, iniciam-se às atividades no âmbito do mês da prevenção aos maus tratos na infância, com o seminário «A Vida por entre Escolhas: os jovens e o álcool», e de 4 a 6 de abril decorre uma formação de Cuidados Paliativos Pediátricos. A semana termina a inauguração da exposição «Cancro, uma doença que nos une», no sábado, dia 6 abril, pelas 15horas.
A cobertura universal de saúde é o objetivo número um da OMS, sendo que, acordo com essa entidade, milhões de pessoas ainda não têm qualquer acesso a cuidados de saúde, tendo de escolher entre cuidados de saúde e outras despesas diárias, como alimentos, roupas e habitação.
A data comemorativa foi escolhida pela OMS em 1948, aquando da organização da realização da sua primeira assembleia. Assim, desde 1950, celebra-se o Dia Mundial da Saúde a 7 de abril, sendo que, em cada ano, a OMS aproveita a data para fomentar a consciência sobre alguns temas-chave relacionados com a saúde pública a nível mundial.
Para saber mais, consulte:
ULS Guarda – http://www.ulscb.min-saude.pt/
Dia Mundial da Saúde 2019
Cobertura Universal de Saúde, é este o tema escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para as comemorações do Dia Mundial da Saúde 2019, assinalado anualmente no dia 7 de abril.
Portugal junta-se à OMS, com o seu programa comemorativo a decorrer no dia 5 de Abril na Estufa Fria em Lisboa.
A OMS, fundada no princípio de que todos cidadãos têm direito a alcançar o mais elevado nível de saúde possível, tem impulsionado esta visão orientadora há mais de sete décadas, sendo também a estimuladora da estratégia para o apoio aos países na transição para a Cobertura Universal de Saúde.
Consulte o programa anexo.