Dia Mundial da Atividade Física

10/04/2019

O Dia Mundial da Atividade Física, que se assinalou a 6 de abril, teve uma celebração mais expressiva em Portimão, Cidade Europeia do Desporto 2019. Durante todo o dia decorreram ações de literacia para a promoção da atividade física, dinamizadas por elementos do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física (PNPAF) da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Este evento contou com cobertura televisiva no programa «Aqui Portugal» e teve dois momentos de entrevista ligados a atividades do PNPAF. O primeiro com Ângelo Costa, um dos médicos responsáveis pela consulta em Portimão do recém-lançado projeto-piloto de promoção da atividade física no Serviço Nacional de Saúde, que falou sobre a importância do apoio e da indicação do médico, durante a consulta, no sentido da promoção de uma vida mais ativa.

Foi também entrevistado Romeu Mendes, Diretor-Adjunto do PNPAF, que teve oportunidade de falar sobre vários eixos programáticos e ações em curso, nomeadamente a avaliação generalizada da atividade física no SNS e a existência de ferramentas de apoio ao aconselhamento breve, bem como a importância de estilos de vida ativos, não só para a promoção da saúde, mas também como ferramenta de promoção dos objetivos de desenvolvimento sustentável, destacando a mobilidade ativa como fundamental.

Também a importância dos programas de prática no contexto comunitário e as boas práticas a este nível foram destacadas, usando como exemplo o programa «Diabetes em Movimento».

Para saber mais, consulte:

Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física > Recursos