INEM | Estágios em ambulância escola: Formação dos novos técnicos de emergência pré-hospitalar

12/04/2019

A formação dos novos técnicos de emergência pré-hospitalar (TEPH) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) está a ser maioritariamente ministrada por médicos com a competência em emergência médica, validada pela Ordem dos Médicos, assegurando o INEM, desta forma, uma capacidade formativa com os mais elevados padrões de qualidade e segurança.

«A ambulância escola não é mais do que conceito ou modelo, pioneiro em Portugal mas com resultados de excelência demonstrados a nível internacional, que vai permitir aos TEPH do INEM realizarem estes mesmos estágios em ambiente pré-hospitalar, ou seja em ambulância, acompanhados por médicos com competência em emergência médica», revela o INEM.

Os 90 TEPH que se encontram atualmente em formação são os primeiros profissionais a frequentar este novo modelo de formação que contempla nove módulos formativos, incluindo o estágio em ambulância escola. O curso tem 910 horas, e pretende garantir que os formandos atuam de forma homogénea, de Norte a Sul de Portugal Continental, de acordo com protocolos de atuação específicos e sempre sob orientação, validação, supervisão e controlo médicos.permanente.

Os TEPH são a base operacional dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU), realizando entre outras funções, o atendimento e a triagem das chamadas recebidas. Paralelamente, operam:

  • Ambulâncias de emergência médica (tripuladas por dois TEPH);
  • Ambulâncias de suporte imediato de vida (tripuladas por um TEPH e por um Enfermeiro);
  • Ambulâncias de transporte inter-hospitalar pediátrico (tripuladas por um TEPH, um médico e um enfermeiro);
  • Motociclos de emergência médica (tripuladas por um TEPH)
  • Unidades móveis de intervenção psicológica de emergência (tripuladas por um TEPH e um Psicólogo).

Integram, também, equipas de resposta em situações de exceção, operações tático-policiais e missões internacionais.

Para saber mais, consulte:

INEM > Estágios em Ambulância Escola para Técnicos de Emergência Pré-Hospitalar