HFF | Suporte Básico de Vida: assinado protocolo para promover SBV junto da população jovem

15/04/2019

A Escola de Reanimação do Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) assinou um protocolo com a Associação Salvar Mais Vidas, com o objetivo de promover e divulgar ações de Suporte Básico de Vida (SBV) junto das camadas mais jovens.

Para Gabriel Boavida, presidente da associação, este protocolo «permitirá num futuro próximo, uma maior divulgação e promoção do SBV através do programa 3Cs, juntos das camadas jovens do nosso país».

O projeto 3Cs – Confirmar, Comunicar, Comprimir – tem por propósito a formação escolar em SBV, destina-se a alunos do 10.º, 11.º e 12.º ano e pretende demonstrar que é possível implementar o ensino da reanimação apenas com compressões.

Por outro lado, o projeto tem como objetivo equipar espaços com um fluxo significativo de pessoas com um kit salva-vidas, composto por formação em SBV com desfibrilhação, desfibrilhador automático externo com reanimação de alta qualidade e formação de primeiros socorros.

Em Portugal morrem cerca de 10 mil pessoas com paragem cardíaca súbita, isto é, uma morte por hora – 20 vezes mais do que aquelas que acontecem na sinistralidade rodoviária. A formação base e o envolvimento cívico por uma resposta rápida de proximidade é fundamental, sobretudo nos primeiros minutos, para ajudar a salvar vidas.

Para saber mais, consulte:

Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca – http://hff.min-saude.pt/